CORPO DOCENTE

Adalton Marques

Currículo Lattes

adalton.marques@univasf.edu.br

Professor do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Realizou sua pesquisa de doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da qual resultou o livro “Humanizar e expandir: uma genealogia da segurança pública em São Paulo” (IBCCRIM, 2018). De sua pesquisa de mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), resultou o livro “Crime e proceder: um experimento antropológico” (Alameda Editorial, 2014). Graduou-se em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É coordenador do Krisis – Laboratório de Antropologia, Filosofia e Política (UNIVASF), pesquisador do Hybris – Grupo de Estudo e Pesquisa em Relações de Poder, Conflitos e Socialidades (USP/UFSCar) e do NuAP – Núcleo de Antropologia da Política (Museu Nacional, UFRJ). Pesquisa correlações entre: 1) políticas de direitos humanos, controles democráticos e segurança pública; 2) saberes e estratégias de presos, “comandos” prisionais e controles penitenciários; 3) políticas de “quebrada”, “crime” (relação) e gestões diferenciais de ilegalismos.

Adelson Dias de Oliveira

Currículo Lattes

adelson.dias@univasf.edu.br

Possui graduação em Pedagogia – Licenciatura plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Doutor em Educação e Contemporaneidade – Universidade do Estado da Bahia (2019). Mestre em Educação e Contemporaneidade – Universidade do Estado da Bahia (2013). Especialista em Educação, Cultura e Contextualidade – Universidade do Estado da Bahia (2010). Professor Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Campus Juazeiro, Colegiado de Ciências Sociais. Líder do NUJUVES – Núcleo de Pesquisa em Juventudes (UNIVASF) e integrante do DIVERSO – Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade – UNEB. Tem experiência na área de Educação, currículo e docência, com ênfase em Educação popular, formação de educadores, educação contextualizada e do campo, ruralidades. É pesquisador de temáticas juvenis do e no campo: Juventudes; Identidades juvenis; Culturas juvenis; Formação de jovens no campo. Desenvolve pesquisas com abordagem epistemológica do campo da (auto)biografia e atualmente insere-se no campo das pesquisas que se utilizam da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas como perspectiva epistemológica e metodológica no universo da pesquisa formação-ação.

Alexandre H. Reis

Currículo Lattes

alexandre.hreis@univasf.edu.br

Possui graduação e mestrado em filosofia pela UFMG e doutorado pela UFRGS. Em Belo Horizonte, MG, atuou como professor na Universidade do Estado de Minas Gerais entre 2003 e 2005, e na Faculdade Pitágoras, entre 2004 e 2010, onde foi coordenador de Humanidades, coordenador de Extensão e autor de livros didáticos. Em 2007 lançou seu primeiro livro, Vita – breves pensamentos sobre a vida e a morte, pela editora Mundo de Cetim; em 2008 lançou pela editora Educacional, Filosofia e Ética, ambas editoras de BH. Está lançando em 2018 pela editora Appris, de Curitiba, o livro Os Jardins da Academia, teleologia, ética e educação. É autor de artigos acadêmicos e se dedica aos estudos das línguas e culturas grega e alemã. Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa sobre o problema do suicídio, abordado de maneira ampla, passando pela filosofia, sociologia, pela literatura, pela história da medicina e pela história das religiões. Dedicou-se especialmente aos estudos de pensadores como Platão, Aristóteles, Immanuel Kant, Schopenhauer, Friedrich Nietzsche e Paul Landsberg. Desde 2010 é professor do colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco. É membro do grupo de estudos KRISIS, e professor orientador nos programas Mestrado em Extensão Rural e Mestrado Profissional em Sociologia, da UNIVASF.

Claudio Roberto dos Santos de Almeida

Currículo Lattes

claudio.almeida@univasf.edu.br

Cláudio de Almeida é doutor em Ciências Sociais/UFBA, Cooordenador de Ações Afirmativas da UNIVASF professor adjunto e pesquisador do colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), pesquisador e extensionista do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros Abdias do Nascimento e Ruth de Souza (NEAFRAR) da Pró-Reitoria de Extensão da UNIVASF e coordenador da Linha de Ações Afirmativas do Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (ETC)/UNIVASF.

David Soares Simões

Currículo Lattes

david.simoes@univasf.edu.br

Desde 2015, desenvolve pesquisa no campo do Pensamento Político Brasileiro a respeiro do debate sobre participação política feminina no Brasil do século XIX, intitulada “José de Alencar: política gênero e modernidade no Brasil”. Ministra disiplinas de teoria sociológica nos cursos regulares de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais, bem como no curso de Pedagogia na modalidade à Distância.

Delcides Marques

Currículo Lattes

 delcides.marques@univasf.edu.br

Professor de Antropologia no Curso de Ciências Sociais (UNIVASF). Graduado em Sociologia e Política (FESPSP), com Mestrado e Doutorado em Antropologia Social (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR-UNIVASF) e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Pesquisou temáticas vinculadas ao protestantismo: moralidade, pregação, missão e teologia. Atualmente produz incursões sobre as relações entre tolerância religiosa e liberalismo filosófico. Vinculado ao KRISIS – Laboratório de Antropologia, Filosofia e Política.

Denes Dantas Vieira

Currículo Lattes

denes.vieira@univasf.edu.br

É Graduado em Ciências Sociais com Bacharelado e Licenciatura em Sociologia (2003), Mestre em Ciências Sociais (2007), e Doutor em Ciências Sociais (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Atualmente é professor do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco, onde também é membro do Programa de Pós-Graduação, Doutorado, em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Sociologia, e, Professor e Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Extensão Rural/PPGExR – Univasf. Tem desenvolvido pesquisa,ensino,extensão e orientações, principalmente, nos seguintes temas: Sociologia Rural com foco nas novas ruralidades, Agroecologia e produção orgânica, agricultura familiar, Extensão rural, políticas públicas de Desenvolvimento Rural e a teoria do sociólogo Pierre Bourdieu.

Ednaldo Ferreira Torres

ednaldo.torres@univasf.edu.br

Currículo Lattes

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe-UFS, com enfase em Desenvolvimento Sócio-econômico e Técnica, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente Professor Assistente I, da UNIVASF, no Colegiado de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Formação de Professores, Educação e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e desenvolvimento rural e urbano, políticas públicas, formação de professores, educação básica, agricultura familiar, empreendedorismo e qualidade de vida.

Eliana de Barros Monteiro

Currículo Lattes

eliana.monteiro@univasf.edu.br.

Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Mestrado em Antropologia, pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPE (2008) e Doutorado em Sociologia, pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPE (2014). Trabalha com pesquisas em Antropologia da Educação, Etnologia indígena e Etnohistória, com ênfase nos seguintes temas: Etnicidade dos Povos Indígenas no Nordeste, Diversidades, Interculturalidades, Educação e Estado. É Professora Adjunta I do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), membra do Núcleo de Extensão em Estudos Latinoamericanos (NEELA) e da Rede de Pesquisas em Memória, Identidade, Poder, Ambiente e Território (RAMA).

Fernando Scherer

Currículo Lattes

fernando.scherer@univasf.edu.br

Possui doutorado em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (2011), Alemanha; mestrado em Filosofia pela UNICAMP (2003), graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Política e Filosofia da Linguagem. Desde 30 de Agosto de 2013 é professor efetivo de Filosofia na Univasf, ministrando disciplinas de Filosofia da Educação, Política, Filosofia da Psicologia, Filosofia da Linguagem, Ética.

Gabriel Pugliese  Cardoso

Currículo Lattes

gabriel.pugliese@univasf.edu.br

Doutor em antropologia social pela Universidade de São Paulo (2015) e professor de Antropologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É pesquisador do KRISIS – Laboratório de Antropologia e Política (UNIVASF) e do HYBRIS – Grupo de Estudo e Pesquisa em Relações de Poder, Conflitos e Socialidades (USP/UFSCar). Recebeu da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), em 2006, o Prêmio Levi-Strauss de melhor artigo para pesquisas de graduação. Esta pesquisa foi aperfeiçoada e desenvolvida no mestrado e resultou no livro “Sobre o Caso Marie Curie. A radioatividade e a subversão do gênero” (Alameda Editorial-FAPESP, 2012). Têm interesse nas relações históricas entre a ciência e política, assim como nas tecnologias de poder produzidas por elas. Atualmente pesquisa as tecnologias de governo liberais das práticas dietéticas e reprodutivas, assim como sua correlação com os transtornos alimentares.

Helga do Nascimento de Almeida

Currículo Lattes

helga.almeida@univasf.edu.br

É doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017), fez doutorado sanduíche na Università Degli Studi Di Roma (La Sapienza). É mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e graduada em Ciências Sociais pela mesma universidade (2010). Especializada em poder legislativo e poder executivo em sua perspectiva institucional (engenharia política, institucional e constitucional) e em comunicação política e novas tecnologias de informação – internet. Também tem experiência de pesquisa em política externa brasileira. Atualmente é professora adjunta de ciência política no Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco e sub-coordenadora do Centro de Pesquisa em Política e Internet (CEPPI/UFMG).

José Fernando Souto Junior

Currículo Lattes

fernando.souto@unviasf.edu.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005) e pós doutorado pela Universidade de Sussex – UK (2016). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: sindicalismo, sindicatos, desenvolvimento.

José Hermógenes Moura da Costa

Currículo Lattes

hermogenes.moura@univasf.edu.br

Antropólogo – Licenciado e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Pernambuco. É professor Adjunto I na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), lotado no Colegiado de Ciências Sociais. Coordenador Pedagógico da Licenciatura em Ciências Sociais do PRONERA/UNIVASF . Tem experiência nas áreas da Antropologia Clássica, Antropologia da Saúde, Antropologia do desvio, atuando principalmente nos seguintes temas: socioantropologia do consumo de substâncias psicoativas; identidade social do usuário de ‘drogas”; sexualidade e saúde; significados e práticas sociais e os processos saúde/doença. Pesquisador do Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares sobre o uso de Substâncias Psicoativas – LAPIS/UNIVASF. É credenciado às Pós-graduações lato sensu: Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Educação do Campo. Participa de projetos de extensão nas áreas: Redução de Danos para o uso e abuso de substâncias psicoativas; formação de profissionais de saúde para o atendimento de usuários de substâncias psicoativas na perspectiva da Redução de Danos; prevenção e redução de danos para o uso e abuso de drogas entre escolares; Pedagogia da Alternância e Educação do Campo.

Luciana Duccini

Currículo Lattes

luciana.duccini@univasf.edu.br

Bacharel em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (atual Universidade Metodista de São Paulo), cursou Ciências Sociais, sem concluir, na Universidade de São Paulo (1995-1998) e obteve seu doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professora Associada I do Colegiado de Ciências Sociais da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Realiza pesquisas nas áreas de Sociologia e Antropologia, com projetos de pesquisa sobre religião, cura, identidade e corporalidade.

Lucia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira

Currículo Lattes

luciamarisy@uol.com.br

Possui doutorado em Desenvolvimento Sócioambiental pela Universidade Federal do Pará (2005). É professora Assistente da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, atuando nos mestrados interdisciplinares Extensão Rural e Ciências da Saúde e Biológicas. Exerce o cargo de Pró-Reitora de Extensão desde 2011 na UNIVASF, gerenciando inúmeros projetos de desenvolvimento nas áreas de abrangência da UNIVASF. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na educação do campo, bem como, nas áreas de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento territorial.É pesquisadora de produtividade do CNPq em Extensão inovadora.

Luzania Barreto Rodrigues

Currículo Lattes

luzania.rodrigues@univasf.edu.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Infância e Antropologia do Uso, Produção e Comércio de Substâncias Psicoativas, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, meninos de rua, adolescência, plantio de cannabis, tráfico de drogas, políticas de drogas e saúde pública. Realizou Estágio Pós-Doutoral vinculada à ARD-FC – Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti/FAMEB – Faculdade de Medicina da Bahia/Universidade Federal da Bahia, onde desenvolveu a pesquisa “Modalidades e Estratégias de Redução de Danos: uma avaliação comparativa das ações da ARD-FC e da sua recepção por parte dos usuários de drogas no Centro Histórico de Salvador”, entre os meses de dezembro de 2007 e julho de 2008. Entre março de 2017 e fevereiro de 2018, cumpriu Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, desenvolvendo a pesquisa “Adolescentes e jovens no plantio ilícito de Cannabis e no tráfico de drogas em três cidades da Região do Vale do São Francisco: influência das motivações individuais e de elementos estruturais”. Atualmente, é professora Associada II de Antropologia/Colegiado de Ciências Sociais e professora e coordenadora do Colegiado do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional/PROFSOCIO da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). É coordenadora do LAPIS – Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o Uso de Substância Psicoativas e do Centro Regional de Referência sobre Drogas/CRR da UNIVASF.

Marcelo Henrique Pereira dos Santos

Currículo Lattes

marcelo.henrique@univasf.edu.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), mestrado em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Foi bolsista Pet/Capes do Curso de Ciências Sociais da PUC-SP. Atualmente é professor Adjunto IV da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. É professor pesquisador do Mestrado Profissional em Extensão Rural da UNIVASF. É professor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). É professor colaborador do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Pensamento Político Brasileiro e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: política brasileira, políticas públicas para a agricultura familiar, atitudes e ideologias políticas, Estado e governo e, análise institucional. 


Maria Nacelha Ferreira Oliveira

Currículo Lattes

nacelha.oliveira@univasf.edu.br

Mestra pelo programa de pós-graduação, Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri -URCA (2000), Bacharel em Teologia pela Faculdade Kurios (2012), Licenciada em Letras / Libras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2013) e Especialista em Educação Especial pela Faculdade Kurios (2007), possui proficiência na tradução/interpretação da LIBRAS/Português/LIBRAS (PROLIBRAS 2006, MEC – UFSC), Proficiência no Uso e no Ensino da LIBRAS (PROLIBRAS 2010, MEC- UFSC). Atuou como Intérprete/tradutora da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS no curso de Serviço Social do Centro Universitário Leão Sampaio (2010-2014). Integrou o quadro de docentes da FATEC Cariri como professora de LIBRAS (2013, 2014). Atualmente é professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF (2014) lecionando a disciplina de Comunicação em Educação – LIBRAS . Tem experiência na área de Educação. Interessa-se por pesquisas voltadas para a área da Educação de Surdos, Estudos da Tradução LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS, Ensino/aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Nilton Almeida de Araujo

Currículo Lattes

nilton.almeida@univasf.edu.br

É professor adjunto de História do Brasil no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2002), mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS, 2006) e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2010). Tem atuação na área de História do Brasil, com ênfase em História das Ciências, Relações Raciais no Brasil e os seguintes temas: Ciências Agrárias, Recôncavo Baiano, Vale do S. Francisco e hegemonia no Brasil Império e Primeira República. Coordenador do ETC – Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (UNIVASF). Diretor do Departamento de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão da UNIVASF.

Paula da Luz Galrão

Currículo Lattes

paula.galrao@univasf.edu.br

Paula Galrão é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e professora do colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é integrante do Núcleo de estudos afro-brasileiros Abdias do Nascimento-Ruth de Souza, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UNIVASF e pesquisadora do ETC- Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura. Desenvolve pesquisa voltada para os processos de construção e efetivação de políticas públicas na área de gênero na região do Vale do São Francisco, e sua relação com as propostas de desenvolvimento para a região. Seus principais temas de estudo estão voltados para as áreas de Sociologia e Antropologia das relações raciais e de gênero.

Paulo Roberto Ramos

Currículo Lattes

paulo.ramos@univasf.edu.br

Graduação em Ciências Sociais. Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF e do Mestrado Profissional em Sociologia (ProfSocio). Tem experiência nas áreas de Educação, Metodologia Científica, Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Ambiental, Sociologia da Saúde e Sociologia Urbana; tendo publicado artigos e livros sobre os seguintes temas: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Interdisciplinaridade, Degradação Socioambiental, Saúde Ambiental e Mídia. Fundador e Coordenador Geral do Programa Escola Verde, aprovado pelo Programa de Extensão Universitária (PROEXT-MEC). Ganhador do prêmio de Referência para Inovação e Criatividade na Educação Básica pelo MEC através do Projeto Escola Verde. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar e do Observatório de Políticas Públicas. Coordenador Geral do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar (NUTEAI) e do Núcleo de Estudos em Sociologia Ambiental (NESSA). Consultor Ad oc da Revista Sociedade e Meio Ambiente. Professor convidado do Mestrado em Ciências da Saúde e Biológica (UNIVASF). Avaliador externo do PIBIC da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Membro do Conselho Deliberativo do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC-UNIVASF). Pesquisador integrado ao Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD). Vice-presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências Sociais entre 2012 e 2016. Decano do Curso de Ciências Sociais da Univasf. Coordenador de Estágio do Curso de Ciências Sociais. Coordenador do espaço Sala Verde da Univasf. Presidente da Comissão de Coleta Seletiva Solidária, da Univasf, no período de 2013 a 2015, e integrante desta comissão atualmente. Integrante do Comitê do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) da UNIVASF atualmente e no período de 2005-2009. Atualmente é membro do Comitê de Logística Sustentável da Univasf. Membro da Comissão de Logística Sustentável. Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Projeto Meio Ambiente & Interdisciplinaridade, do Curso de Ciências Sociais (UNIVASF), atualmente e no período de 2013 a 2017.

Rosicleide Araújo de Melo

Currículo Lattes

rosicleide.melo@univasf.edu.br

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Ciência Política(2008) e especialista em Gestão da Educação e Políticas de juventude (UFPE). Atualmente é Professora Adjunta II da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) atuando também como vice coordenadora do Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Sociologia – ProfSocio. Coordena também o PIBID – Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência na área de Sociologia e o Núcleo de estudos e pesquisa em Juventudes – Nujuves, na Univasf. Tem desenvolvido trabalhos e pesquisas nas seguintes áreas: políticas públicas educacionais, juventudes, participação e cidadania. Tem interesse pelos seguintes temas: educação,Gestão escolar, políticas públicas, juventude, inclusão, participação e cidadania.

Simone Piletti Viscarra

Currículo Lattes

simome.viscara@univasf.edu.br

Simone Piletti Viscarra possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado Doutorado Sanduíche na Universidade de Denver (2014). Adicionalmente, possui Mestrado na mesma área, graduação em Ciências Sociais pela mesma Universidade (2007) e especialização pela Universidade de Salamanca. Atualmente é é Professora de Ciência Política na Universidade do Vale do São Francisco (Juazeiro-BA). Tem experiência na área de metodologia de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: capital social, cultura política, democracia, instituições políticas, Estado e participação política. Desde de 2011 é membro da equipe executiva da Alacip Joven.

Vanderléa Andrade Pereira

Currículo Lattes

vanderlea.andrade@univasf.edu.br

Possui graduação em Pedagogia com Hab. em Educação de Jovens e Adultos e Especialização em Educaçãode Pessoas Jovens e Adultas pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Colegiado de Ciências Sociais – Juazeiro-BA. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Có-autora dos livros didáticos Conhecendo o Semiárido 1 e Conhecendo o Semiárido 2 e do livro infanto juvenil Mundinho do Rio. Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em currículo, cultura, prática pedagógica e livro didático no Semiárido, atuando também em áreas como: arte-educação, meio ambiente, formação de professores, arte, cotidiano e convivência. Integra as discussões da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro- RESAB.

Vanderlei Souza Carvalho

Currículo Lattes

vanderlei.carvalho@univasf.edu.br

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; é professor Adjunto II no Curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural – PPGExR da Univasf; tem experiência nas áreas de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e Pesquisa nas áreas de Políticas Públicas, Poder Local, Gestão Ambiental e América Latina.

mersin bayan escort