APRESENTAÇÃO

O cientista social, na sua profissão, tem como objeto privilegiado a sociedade, a cultura, a política e as relações sociais, e sua principal ferramenta de trabalho é a pesquisa científica – diferente dos ramos de atuação técnica das áreas de ciências humanas aplicadas. Assim, o cientista social é aquele que pesquisa os problemas decorrentes dos relacionamentos humanos, os ensina como docente, mas também é aquele que planeja, projeta, coordena e organiza políticas públicas relativas à vida em sociedade. A área das ciências sociais é composta por três eixos fundamentais de conhecimento e que perpassam toda a formação: a antropologia, a sociologia e a política.

Os cursos de Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) apresentam o compromisso com a formação profissional e com a produção do conhecimento das ciências sociais, respeitando o pluralismo de perspectivas teóricas e metodológicas e o empenho no constante exercício de adequação à complexidade de seu objeto de investigação e de atuação. Somam-se à formação desses profissionais críticos e compromissados socialmente, a produção de conhecimento através da pesquisa científica e as atividades extensionistas, assim como a atuação em educação básica e superior. A busca pela tríplice missão acadêmica, a saber, ensino, pesquisa e extensão, caracteriza os cursos de ciências sociais na procura de concretizar ideais relacionados à valorização da cidadania e ao alcance de uma melhor qualidade de vida para todos. Outrossim, para além das três atividades tradicionais da universidade, os cursos de ciências sociais da UNIVASF mantêm o compromisso com um quarto pilar, fundamental na universidade do século XXI: a inclusão.  

A característica ampla da formação do cientista social permite dar conta de variadas de temáticas, tais como: a formação do Brasil, estudos culturais em geral, indígenas e quilombolas, estudos raciais, de gênero, sexualidade, sobre pessoas com deficiência, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, processos pedagógicos em educação, entendimento das relações de trabalho e dos processos produtivos, direitos humanos, políticas públicas, estudo sobre o Estado, teoria antropológica, teoria política, teoria sociológica, economia política, políticas de saúde, educação alternativa dirigida à infância e à adolescência, uso e abuso de substâncias psicoativas, segurança pública, religião, etc. Enfim, com um variado leque de temáticas os cursos de ciências sociais contribuem para uma ampla formação, garantindo ao aluno erudição intelectual e uma formação crítica que permite uma atuação variada na sociedade. 

mersin escort